Por Nelson Rocha
Por Nelson Rocha Peruíbe, situada no litoral sul paulista, oferece aos turistas inúmeras atrações naturais e de lazer. Foto: Divulgação O município de Peruíbe, situado a 135 km da capital do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 18 e 21 deste mês, os integrantes do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet), que se reuniram para debater assuntos relacionados a entidade que, de 15 e 19 de Agosto de 2017, realizará Congresso em Aracaju (Sergipe), sob o tema “Turismo e Sustentabilidade”.
Os Conselheiros da Abrajet nacional definiram a pauta do Congresso de Aracaju e futuro da entidade. Na foto ( Site Viaje Sergipe) reunidos após almoço no restaurante do Costinha, situado na zona rural da cidade. Na oportunidade, recepcionados pela prefeitura local e parceiros, a comitiva de imprensa visitou alguns dos pontos turísticos da ecológica e moderna cidade, conhecida como Terra da Eterna Juventude, localizada entre o oceano Atlântico e as montanhas da Serra do mar, no litoral paulista. Também chamada de Portal da Juréia, por estar situada às margens da Estação Ecológica Juréia-Itatins, Peruíbe tem aproximadamente 64 mil habitantes e, como maiores atrações, belas e selvagens praias, contornadas por mata exuberante, corredeiras e piscinas naturais. A Reserva da Juréia-Itatins é uma área que concentra um dos mais importantes santuários ecológicos existentes no mundo, reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, um dos cinco existentes no Brasil – os outros são Foz do Iguaçu, Pantanal, Parque do Jahú (Amazônia), e Costa do Descobrimento (Bahia) – e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em Peruíbe, que na língua tupi-guarani significa “rio do tubarão”, o visitante pode ver comunidades indígenas buscando o resgate de sua cultura, percorrer ruínas das primeiras igrejas do Brasil, perceber vestígios da ação de catequeses dos Jesuítas e os passos do Padre José de Anchieta.
Ufoturismo
Cerca de 400 espécies de pássaros povoam a exuberante região que atrai cada vez mais turistas. Foto: Divulgação
Peruíbe é também o único município do País a possuir um roteiro Ufoturístico. Os especialistas em Ufologia dizem ser a cidade do território brasileiro onde já se viu o maior número de ovinos, motivo para a visitação constante de estudiosos, curiosos e encontros ufológicos. Outra atração de Peruíbe é o Complexo Thermal da Lama Negra, jazida de origem marinha e continental usada desde sempre pelos indígenas, formada há milhares de anos, com propriedades terapêuticas e medicinais reconhecidas em pesquisas e estudos, eficaz nos tratamentos reumáticos, artroses, artrites e de grande poder rejuvenescedor. Visitar o Aquário Municipal, centro de educação ambiental, o Museu Histórico e Arqueológico, ou simplesmente passear de canoas no rio Guaraú, a cavalo por propriedades rurais, de bicicletas coletivas ou tranquilamente observar as centenas espécies de aves da região, são atividades recomendadas aos turistas, que também desfrutam da simpatia de um povo hospitaleiro que se orgulha em servir uma variada e saborosa gastronomia. “O turismo é prioridade hoje principal do município, o carro-chefe da nossa economia”, pontua Eduardo Ribas, secretário municipal de Turismo. “Temos cerca de oito mil leitos, distribuídos entre hotéis e pousadas, à espera dos visitantes”, acrescenta. “Peruíbe é uma cidade bonita, elegante, acolhedora, que tem o seu charme. Vale muito a pena conhecê-la”, diz a jornalista Miriam Petrone, presidente da Abrajet de São Paulo, também presidente da entidade a nível nacional e do Forum Latinoamericano de Periodistas de Turismo.
By : Luiz Maggio
Faça um comentário