Curso de Difusão – A formação do bairro do Bixiga

Publicidade

 

Curso de Difusão

CURSO DE DIFUSÃO
A formação do bairro do Bexiga. Usos, funções e relação com a cidade desde as últimas décadas do século XIX até o início dos anos 1930.

Cadastro das pré-inscrições de 20 de março a 02 de abril de 2017 no linkhttp://bit.ly/2lE85yb

O curso tem como objetivo fornecer aos estudiosos da cidade de um modo geral, mas também aos moradores do Bexiga, subsídios para a compreensão do processo de formação desse espaço específico em sua relação com o espaço urbano mais amplo, de modo a possibilitar uma reflexão acerca da própria identidade do bairro. Por outro lado, repensar/problematizar o legado transmitido ao imaginário contemporâneo acerca do bairro do Bexiga, carregado de estereótipos dados como traços determinantes do lugar, tais como a homegeneidade social, étnica, arquitetônica e funcional.

MINISTRANTE
Sheila Schneck
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1981), licenciatura em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em História da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em História da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência
na área de História, com ênfase em História Urbana, atuando principalmente no seguinte tema: arquitetura; urbanização; história; bexiga.

PERÍODO: de 02 de maio a 06 de junho de 2017, terças-feiras das 18h30 às 21h e nos sábados, 20 de maio e 03 de junho, das 9h às 13h.

PÚBLICO ALVO
Moradores do bairro contemporâneo, pesquisadores e estudantes em geral.

CARGA HORÁRIA: 23h

VAGAS OFERECIDAS: 32

PROGRAMA

AULA 1 – 02/05, 3ª feira
A expansão urbana da cidade de São Paulo (1880-1900).
O capital privado, o poder público e os primeiros atores sociais a intervir no espaço (empreendedores e usuários).

AULA 2 – 09/05, 3ª feira
O perfil material do bairro.
As determinantes geográficas (hidrografia e relevo) do tipo de ocupação. As edificações (tipologias e programas arquitetônicos) e os usos predominantes (moradia e atividades produtivas). O caso dos cortiços.

AULA 3 – 16/05, 3ª feira
O Bexiga e a Bela Vista: diferenças, semelhanças e conectividades.
Três Bexigas em um:
– A face “nobre”: conexão entre o centro e o sul da cidade, a ocupação humana e as funções essenciais.
-O loteamento original: o bairro “popular” e suas funções essenciais.
– O Vale da Saracura, ou o lado “pobre” do Bexiga: determinantes geográficas da ocupação tardia e precária – diferenças e semelhanças em relação às demais áreas.

AULA 4 – 20/05, sábado
Visita e reconhecimento das três áreas. As determinantes colocadas pela rede hidrográfica local, conforme a proximidade ou distanciamento das áreas inundáveis.
– A posição privilegiada da área influência da Av. Brigadeiro Luís Antonio.
– A presença (invisível) do córrego do Bexiga nas ruas Japurá, Abolição, Jaceguai, Fortaleza e Rui Barbosa. As moradias populares da antiga Vila Barros (atual Edifício Japurá) e da (atual) Travessa dos Arquitetos, entre as ruas Fortaleza e Rui Barbosa.
– A nascente do córrego da Saracura na rua Almirante Marques Leão e adjacências, e a presença (nem sempre invisível) do córrego na Av. 9 de Julho.

AULA 5 – 23/05, 3ª feira
As atividades produtivas.
O comércio de gêneros de primeira necessidade: armazéns, quitandas, serviços e manufaturas. Interfaces/articulação com a cidade: a relação com o espaço urbano mais amplo: o papel/função das cocheiras.

AULA 6 – 30/05, 3ª feira
O perfil social do bairro.
Etnias e nacionalidades (a diversidade social sob a ótica dos Boletins de Ocorrência Policial). Distribuição dos atores sociais pelas ruas do bairro. As habitações coletivas. Ocupações profissionais. Causas das ocorrências.

AULA 7 – 03/06, sábado
Visita a alguns exemplares remanescentes. Verificação da continuidade (ou não) do tipo de apropriação e usos originais do imóvel*
Casa da Baronesa de Limeira (Brigadeiro Luís Antonio n.42). Antiga residência da família Almeida Nogueira (Major Diogo n.91). Padaria São Domingos (São Domingos n.311). Fábrica de calçados Scatamacchia (Major Diogo n.272/276). Marcenaria e barbearia (Major Diogo n.586/588). Residência (Rui Barbosa n.557). Residência (Conselheiro Carrão n.558).

*Proposta inicial dos imóveis a serem visitados. Confirmação dependerá de contato prévio com os proprietários visando a obtenção de licença para a visita.

Aula 8 – 06/06, 3ª feira
A Casa de D. Yayá – CPC USP.
A história de uma vida. O processo de transferência da residência/propriedade para a Universidade de São Paulo. Papel da instituição na preservação do patrimônio histórico urbano.

PRÉ-INSCRIÇÕES de 20 de março a 02 de abril de 2017 no link http://bit.ly/2lE85yb

IMPORTANTE: haverá seleção.
O cadastro da pré-inscrição não garante a vaga no curso.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Ordem de inscrição e análise de justificativa de intenção.

RESULTADO DA SELEÇÃO
Até dia 26 de abril de 2017 selecionados e não selecionados serão comunicados por email.

TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 180,00

Vagas gratuitas: 5
Docente: 1
Discente: 1
Funcionário: 1
Melhor idade: 1
Outros/Comunidade: 1

Política de Isenções
Serão vistos caso a caso, pela Diretoria do CPC, sendo os critérios: 1) ordem de solicitação no ato do envio da ficha de pré-inscrição. 2) sócio-econômico – que possibilitará beneficiar aqueles que não tenham condições de pagar a taxa de inscrição.
IMPORTANTE: manifestar intenção pela isenção da taxa.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Assinatura da lista de presença e frequência mínima exigida de 85%, bem como participação nas atividades. Carga horária mínima de 19h33 para aprovação do aluno. Será permitida apenas 1 falta durante o curso.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Centro de Preservação Cultural CPC-USP – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela vista – São Paulo – SP
Tel 11 2648-1501

REALIZAÇÃO
Universidade de São Paulo
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Centro de Preservação Cultural

Fonte : Centro de Preservação Cultural da USP

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*